Na visita, Rita Cortez destacou a importância da presença do IAB no Rio Grande do Sul e do diálogo com instituições do sistema de Justiça, especialmente a Justiça do Trabalho. “Aproveitamos as atividades do Instituto no estado para estreitar laços institucionais. Como advogada trabalhista, considero essencial visitar o Tribunal que é, de certa forma, a minha casa profissional. Essa troca entre advocacia, magistratura e instituições é fundamental para desenvolvermos projetos e ideias em conjunto”, afirmou.
O desembargador Ricardo Martins Costa enfatizou que a aproximação com entidades como o IAB fortalece o sistema de Justiça e contribui para a construção de soluções conjuntas. “O diálogo permanente entre advocacia e magistratura é essencial para aprimorarmos o acesso à Justiça e enfrentarmos os desafios que surgem no mundo do trabalho”, disse ele.
Da esq. para a dir., Ricardo Martins Costa, Rita Cortez, Maria Madalena Telesca, Paulo Joel Bender Leal, Irene Kulakowski e Cibele Bonoto Schaffer
A vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca, também esteve presente na reunião, que contou ainda com o diretor da Biblioteca e coordenador do Centro de Memória do IAB, Paulo Joel Bender Leal – que representa institucionalmente o Instituto no Rio Grande do Sul –, e as advogadas associadas Cibele Bonoto Schaffer e Irene Kulakowski.
Paulo Joel Leal ressaltou que a visita também teve o objetivo de agradecer o apoio do TRT-RS à realização do evento promovido pelo IAB, na sede da OAB/RS, que debateu os 10 anos do Código de Processo Civil e seus impactos na administração da Justiça e na resolução de conflitos. “Viemos acompanhar a nossa presidente e expressar pessoalmente o reconhecimento ao Tribunal pelo apoio a essa atividade, que foi fundamental para o sucesso do encontro”, destacou.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT4.)