Indicado pela consócia Matilde Carone Slaibi Conti e pelo diretor de Apoio Técnico, Luiz Henrique de Oliveira Junior, Henrique Cesar Barahona foi saudado por ambos. “Trata-se de um profissional que desempenha com desenvoltura e responsabilidade a busca por um mundo mais igualitário”, elogiou Matilde. Já Luiz Henrique ressaltou a dedicação acadêmica do empossado, que pesquisa a escravização de pessoas negras: “É uma pessoa humilde, inteligente, e um intelectual que irá contribuir muito para a Casa de Montezuma”.
A primeira ação de Henrique Cesar como membro efetivo foi doar para a Biblioteca Aarão Reis um exemplar raro e autografado da obra Cortice Eucharistico, do ex-presidente do IAB Augusto Teixeira de Freitas. A atitude foi louvada pelo coordenador do Centro de Memória do IAB, Paulo Joel Bender Leal, que ressaltou que o livro é fundamental para entender mais da história do célebre jurista. Em seu discurso, Henrique Cesar, que fará parte da Comissão de Direitos Humanos, ressaltou que espera contribuir muito com os trabalhos da entidade.
Roberta Duboc Pedrinha e Giovane Fernando Medeiros
“Um dos advogados mais brilhantes e promissores dos dias atuais”, assim foi definido Giovane Medeiros pela presidente da Comissão de Criminologia, Roberta Duboc Pedrinha, que o indicou ao IAB junto à diretora Cultural, Marcia Dinis. Em sua saudação, Roberta Pedrinha afirmou que, além de todas as credenciais profissionais e acadêmicas, o empossado é “um ser humano generoso que terá muito a contribuir ao Instituto tanto quanto profissional como pessoa”.
Novo integrante das Comissões de Direitos Humanos e de Criminologia, Giovane Medeiros declarou que o ingresso na Casa de Montezuma é um motivo de grande orgulho e uma inspiração para permanecer fiel aos mais elevados valores da profissão. “Me comprometo a honrar esse assento e a colaborar com todo afinco aos estudos, pareceres e trabalhos das comissões”, afirmou o advogado.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Bruna Martins, Aloysio Augusto Paz de Lima Martins, Antonio Augusto Madureira de Pinho, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
O diretor Financeiro adjunto, Aloysio Augusto Paz de Lima Martins, foi o responsável pela indicação de Antonio Augusto Madureira de Pinho ao Instituto. Ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Antonio Augusto teve exaltadas sua personalidade e sua trajetória como advogado e professor. “O seu bilhete de entrada é sua dignidade, sua generosidade e sua simpatia”, disse Aloysio Augusto ao empossado.
Evocando grandes juristas que compuseram o IAB, como o fundador, Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, Antonio Augusto destacou que pretende, em sua passagem pela entidade, ajudar a pensar um Brasil melhor e mais humano. “Ofereço minha modesta contribuição como advogado, professor e pesquisador que atua na interface entre Direito e ciências humanas em geral, mais especificamente na Filosofia”, sublinhou o novo membro das Comissões de Filosofia do Direito e de Direito e Liberdade Religiosa.