Rita Cortez fez a saudação de encerramento da cerimônia e parabenizou os agraciados com a comenda. “José Roberto Castro Neves nos conta em seu livro como os advogados salvaram o mundo. Os agraciados com a Medalha Sobral Pinto nos ajudam diuturnamente a salvar o Estado Democrático de Direito, sem o qual a advocacia não sobrevive. Portanto, só temos a agradecer a todos”, disse a presidente do IAB.
As comendas concedidas pela Seccional têm significados diferentes: a Medalha Evandro Lins e Silva é destinada aos profissionais que se destacam pelos serviços prestados à advocacia e à preservação das garantias democráticas; já a Medalha Sobral Pinto exalta a trajetória dos colegas que atingiram o marco de meio século no exercício da profissão.
“Devemos muito a cada um de vocês, pela luta e pelas dificuldades enfrentadas. Não é à toa que as medalhas conferidas hoje representam dois grandes advogados, dois grandes homens do País, que marcaram a nossa história e que iluminam até hoje as novas gerações da advocacia”, parabenizou, em seu discurso, a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio.
Doutor em Direito pela PUC-Rio e mestre pela Universidade de Cambridge, José Roberto de Castro Neves reúne sólida formação acadêmica, atuação profissional de excelência e compromisso público com a justiça. Conselheiro da Seccional, membro da Academia Brasileira de Letras, professor de Direito Civil, autor de diversas obras literárias e defensor da aplicação do Direito com humanidade, ele foi reconhecido pela OAB/RJ por seu papel na preservação dos valores democráticos.
“Hoje, a relação do advogado com a democracia é um pouco deste sentimento da justiça presente em todos nós, mas também é o estudo, a técnica e o conhecer da forma jurídica. Esta homenagem é uma honra para mim, mas estamos comemorando muito mais: os 50 anos de advocacia da geração de tantos colegas que admiro. Evidentemente, estou aqui por conta dos exemplos que tive com os senhores”, afirmou Castro Neves.
Representando os agraciados com a Medalha Sobral Pinto, o advogado Celestino da Silva Junior, ex-diretor tesoureiro da Seccional, expressou gratidão pela homenagem: “Em nome dos colegas presentes, agradeço esta honraria. Sinto-me muito honrado por tal reconhecimento. Vale a pena lembrar e valorizar este momento”. Entre os homenageados estão membros do IAB, como Maria Hetilene Tostes e Paulo Reis.
A mesa de honra do evento contou ainda com a participação da diretora de Valorização da Advocacia da OAB/RJ, Emília Garcez; da secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ, Alessandra Lamha; da presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira; do ex-integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando os ex-presidentes da Ordem, Oscar Argollo, e dos familiares de Evandro Lins e Silva, Letícia, Tiago e Carlos Lins e Silva.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/RJ.)