O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Ricardo Alberto Pereira foi indicado pela consócia Carolina da Silva Barboza Lima e pela 1ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães. “Ele representa um paradigma de integridade e conhecimento, com uma produção intelectual notável”, disse Carolina. A saudação ao magistrado também foi feita por Adriana, que elogiou o trabalho de Ricardo. “Será uma honra tê-lo na Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem”, afirmou a advogada, que preside o grupo.
O associado honorário também fará parte da Comissão de Direito Processual Civil e sublinhou a felicidade em ingressar no IAB. “Estar aqui me traz uma sensação de responsabilidade. Como todo magistrado, eu já exerci a advocacia um dia. É uma profissão que admiro e respeito”, completou.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Paulo Fernando Castro, Michelle Babo de Mendonça, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Nova integrante da Comissão de Direitos Humanos, Michelle Babo de Mendonça foi indicada ao Instituto pelo presidente do grupo, Paulo Fernando Castro. “Ela tem uma carreira pautada pela seriedade e pela dedicação ao estudo e à pesquisa, sempre guiada pela ética”, elogiou o padrinho. Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursa o doutorado, Michelle afirmou que “espera contribuir, especialmente em nível acadêmico, para os trabalhos realizados no IAB”.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Marcia Dinis, Alexandre Dumans, Carlos Eduardo de Figueiredo, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Com atuação ligada ao Direito Penal, o juiz Carlos Eduardo de Figueiredo ingressou no IAB por indicação da diretora Cultural, Marcia Dinis, e do consócio Alexandre Dumans. “Ele tem uma trajetória profissional bastante significativa, com uma vida acadêmica e uma capacidade intelectual louváveis. Atributos que vão contribuir muito para o IAB”, destacou Alexandre. Os elogios foram reiterados por Marcia, que declarou: “É uma honra muito grande contar com uma contribuição tão importante no IAB”.
A experiência de Carlos Eduardo como juiz corregedor das Unidades Prisionais da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro será usada para somar aos trabalhos da Comissão de Criminologia. “Espero colaborar o quanto eu puder. Me esforçarei ao máximo para ser útil, porque me sinto honrado em fazer parte desta Casa”, ressaltou o juiz.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Ilan Leibel Swartzman, José Antonio do Nascimento, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
José Antonio do Nascimento foi apadrinhado pelo diretor da Escola Superior do IAB (ESIAB), Ilan Leibel Swartzman, e pelo secretário-geral, Bernardo Gicquel. O novo associado irá compor as Comissões de Assuntos Regulatórios e de Compliance e Governança. “Sua chegada fortalece o compromisso do IAB com a pluralidade de saberes e defesa do Direito”, disse Ilan. Já o novo membro frisou o desejo de trabalhar com os demais consócios: “Firmo meu compromisso de ajudar a refletir juridicamente o Brasil com os demais membros, que contribuem para o desenvolvimento intelectual do povo brasileiro”.
Da esq. para a dir., Amaury Marques, Bernardo Gicquel, Danielle Azevedo, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
A presidente nacional do IAB, Rita Cortez, foi responsável pela indicação de Danielle Azevedo, que foi saudada na sessão pelo diretor coordenador das Comissões, Amaury Marques. Em sua fala, ele destacou que a empossada é uma advogada militante com grande experiência no setor sindical: “Temos certeza que irá abrilhantar nossos conhecimentos nessa área”. Danielle vai participar das Comissões de Direito Coletivo do Trabalho e Direito Sindical e de Direito do Trabalho. Ela declarou: “Pretendo contribuir e aprender com os colegas que estão nesta Casa”
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Amaury Marques, Cinthia Polliane da Silva, Dayse Baumeier, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Colega de escritório de Dayse Baumeier, a consócia Cinthia Polliane Camandaroba da Silva destacou que a “Casa de Montezuma só tem a ganhar com a entrada de uma pessoa tão generosa e competente”. Junto com Amaury Marques, ela indicou a advogada, que fará parte das Comissões de Direitos Humanos e de Inteligência Artificial e Inovação. O discurso da empossada foi marcado pela exaltação ao IAB, definido como um “espaço essencial de resistência e produção de conhecimento jurídico”, no qual ela disse estar honrada em poder atuar.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Carolina Barboza Lima, Margô Trindade Sartori, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
Margô Trindade Sartori teve sua indicação assinada pelo diretor de Publicações, Rogério Borba, e por Carolina Barboza Lima, que elogiou a trajetória acadêmica e profissional da empossada. “Ela é um exemplo de que a autoridade se constrói com ética, clareza e profundidade”, disse Carolina. Nova integrante da Comissão de Direito Empresarial, Margô afirmou: “Ofereço ao IAB minha dedicação às causas que dignificam a profissão e fortalecem a Justiça”.
Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Adriana Brasil Guimarães, Ivo Basílio da Costa Junior, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso
O currículo de Ivo Basílio da Costa Júnior é marcado pela dupla formação em Direito e em Medicina. Com atuação como perito médico, ele passou a integrar o IAB por indicação de Adriana Brasil Guimarães e de Rita Cortez. “Ivo verificou que as duas formações se complementam e havia necessidade de cursar a faculdade de Direito para dar profundidade às perícias”, contou Adriana. Ser um consócio do IAB, segundo o empossado, é uma consagração profissional. “Irei contribuir ativamente com os propósitos que movem esta Casa”, ressaltou o novo integrante das Comissões de Educação e Relações Universitárias e de Direito Médico, Saúde e Bioética.
Sérgio Luiz da Silva de Abreu
Reingresso – A secretária-geral adjunta, Edmée da Conceição Cardoso, foi a responsável por saudar Sérgio Luiz da Silva de Abreu, que voltou aos quadros do IAB. “Mestre em Teoria do Estado de Direito e especialista em advocacia trabalhista, ele é um profissional com muitos trabalhos publicados”, destacou ela. Em sua fala, o advogado, que fará parte da Comissão de Direito Constitucional, afirmou que continuará “trabalhando na linha de frente de combate a todas as formas de opressão”.